A neuropsicologia é a área da psicologia e das neurociências que estuda a relação entre o sistema nervoso central, o funcionamento cognitivo e o comportamento.
A avaliação neuropsicológica é um diagnóstico complementar a intervenções clínicas voltadas para os diversos quadros patológicos, decorrentes de alterações do sistema nervoso central, na presença ou não de doenças. Abrange a investigação das alterações do humor e do comportamento e o impacto dessas alterações na vida diária, ocupacional, profissional, social, afetiva, acadêmica e familiar do paciente.
Objetivos da avaliação neuropsicológica:
A avaliação neuropsicológica não se limita apenas a aplicação e correção de testes e instrumentos cognitivos. Ela possibilita o raciocínio clínico a cerca de hipóteses diagnósticas, identifica de maneira pormenorizada o tipo e a extensão da alteração cognitiva, discrimina as funções cognitivas preservadas e comprometidas, a presença de alterações comportamentais e de humor, bem como o impacto destas na fucionalidade, nas atividades da vida diária, ocupacional, social e pessoal do indivíduo.
Após o rastreamento e identificação através de entrevistas clínicas, observação clínica, dos testes, escalas e inventários, instrumentos padronizados é entregue um relatório personalizado com as orientações de como proceder para obter resultados mais eficazes em cada tratamento proposto.
Consultar horários disponíveis.
ORIENTAÇAO PARENTAL
É o processo de orientação e aconselhamento e psicoeducação, que envolve os pais no processo dinâmico terapêutico dos filhos. É um treinamento para os pais aprenderem a se relacionar de maneira saudável com os filhos que apresentam algum tipo de transtorno principalmente transtornos do tipo externalizantes.
O trabalho do psicólogo cognitivo comportamental estará focado em eficácia com um tratamento com menos críticas por parte dos pais, comandos mais efetivos, habilidades de resolução de problemas paternos, entre outros.
Nas Terapias Cognitivo Comportamental, empiricamente embasadas, encontra-se a ênfase em um tratamento participativo entre o paciente e sua família, no qual o terapeuta tem o papel de facilitador ao estimular os pais ao emprego de práticas educativas adequadas às necessidades dos filhos. Além disso, o terapeuta, ao compartilhar com a família a o entendimento das dificuldades e problemas pelos quais estão passando, propicia o surgimento de sentimentos de compreensão e esperança nos pais e na criança.
Esse é um fator extremamente relevante pois em muitos casos, a família se vê impotente frente às dificuldades da criança, muitas vezes acreditam, como incorrigíveis Por isso mesmo demoram para se sentirem encorajados a tomar uma posição cada vez mais ativa no modelo de educação de seus filhos, fazendo com que a criança e seus pais sejam agentes de sua própria mudança.
Consultar horários disponíveis.
A Orientação Vocacional profissional é um processo de avaliação individual ou em grupo que tem como objetivo orientar o jovem ou adulto no processo da escolha profissional ou de reposicionamento no mercado de trabalho de maneira mais consciente. A orientação Vocacional leva o jovem ou adulto a conhecer o seu potencial intelectual, sua capacidade de raciocínio, suas habilidades sociais e afetivas, seus interesses, motivações e expectativas relacionadas ao futuro e a relação com fazer profissional.
Transição de carreira é um tema que propicia inúmeras reflexões a partir do entendimento de situações enfrentadas por indivíduos em diferentes momentos da vida, sendo elas planejadas ou não. Quando a pessoa busca orientação para reposição ou recolocação no mercado de trabalho, tomou uma decisão que envolve um estudo detalhado e específico sobre personalidade, vocação, aptidões e habilidades, alinhadas com o mercado de trabalho e as mudanças socioeconômicas da atualidade.
A Avaliação é realizada através da aplicação de técnicas, instrumentos, escalas, inventários, dinâmicas e jogos que avaliam a motivação e as habilidades pessoais.
CURSOS
- Curso para familiares e cuidadores aprenderem técnicas e exercícios para estimular pessoas com deficit cognitivo no trato diário e aprenderem a lidar com as alterações comportamentais identificadas nesses pacientes.
- Cursos para capacitaçãoem avaliação neurocognitiva, de professores , pedagogos e outros profissionais.
- Cursos nas áreas de avaliação psicológica para psicólogos e estudantes de psicologia.
As aulas serão ministrados por especialista com experiencia de mais de 40 anos em avaliação psicológica, psicologia clinica e educacional, e psicopedagogia.
Divulgamos os cursos em nossas redes @cuidarneuropsi
MENTORIA