Blog Layout

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é também coisa de adulto!

NAIRETE CORREIA - PSICÓLOGA ESP. EM NEUROPSICOLOGIA CRP 19/453 SE • July 7, 2020

Você é adulto e sente que tem algo errado, mas não sabe o que é. Se acha diferente de muitas outras pessoas, mas não entende o porquê?                              

Se você acha que não gerencia bem o tempo, ou esquece algumas vezes de fazer algumas coisas, negligencia alguns compromissos, posterga algumas atividades. Hum! Se isso acontece raramente pode não ser nada grave, pode ser resolvido na terapia, pode ser resolvido com alguns treinos cognitivos. A dificuldade de manejo do tempo não é consequência do TDAH. Mas, se alguns dos problemas abaixo fazem parte do seu dia-a-dia, então o TDAH pode ser o responsável por isso e você pode muito para melhorar sua qualidade de vida. Vou escrever alguns dos problemas e você pode marcar sim ou não.

1. Tem dificuldade para se concentrar? - SIM( ) NÃO ( )
2. Distrai-se com facilidade? - SIM( ) NÃO ( )
3. Acha-se incapaz de pensar com clareza - SIM( ) NÃO ( )
4. Sente-se como se estivesse que permanecer ocupado fazendo várias coisas ao mesmo tempo, mas não consegue concluir todas elas? - SIM( ) NÃO ( )
5. Se reconhece como extremamente impulsivo? - SIM( ) NÃO ( )
6. Tem dificuldade com organização? - SIM( ) NÃO ( )
7. Sente que é difícil ouvir atentamente o que os outros falam? - SIM( ) NÃO ( )
8. As pessoas dizem que você fala demais? - SIM( ) NÃO ( )
9. Intervém e interrompe os outros enquanto eles fala? - SIM( ) NÃO ( )
10. Muitas vezes fala sem pensar? - SIM( ) NÃO ( )
11. Numa reunião ou conversa, parece falar mais alto que os outros? - SIM( ) NÃO ( )
12. É prolixo, dar muitas voltas até conseguir dizer o que quer e ser compreendido? - SIM( ) NÃO ( )
13. Às vezes parece calmo, mas por dentro sente que está agitado? - SIM( ) NÃO ( )
14. Sempre que tem algo pendente, você justifica não fazer porque não são urgentes? - SIM( )NÃO ( )
15. Está propenso a sonhar acordado? - SIM( ) NÃO ( )
16. Acha difícil tolerar a espera; sente-se impaciente? - SIM( ) NÃO ( )

A ajuda de um profissional poderá lhe dizer com certeza se você tem TDAH. Mas quanto mais respostas “sim” você tiver dado, maior probabilidade de você ter esse transtorno. Uma grande quantidade de pesquisas científicas mostra uma associação entre queixas como essas e centenas de outras similares e o TDAH em adultos. Tem-se observado que a sintomatologia do TDAH atua negativamente sobre os outros membros da família em virtude das dificuldades de organização, das dificuldades de modulação das emoções, da baixa tolerância às frustrações e das falhas de comunicação (“parece não ouvir”, “diz coisas sem pensar”).

Outros trabalhos evidenciaram que os adultos portadores de TDAH padecem de um maior risco de sofrerem problemas conjugais, apresentam um maior índice de divórcio, casam-se mais vezes que os não-portadores, e referem menor satisfação na vida matrimonial. Um importante fator modulador é o nível de funcionamento do cônjuge do portador, uma vez que o funcionamento familiar frequentemente fica na dependência dessa pessoa. Esse cônjuge com bastante frequência torna-se responsável pelo movimento da casa, pela educação dos filhos e pelo controle financeiro do casal. Consequentemente os cônjuges dos portadores sofrem de uma sensação de ressentimento ou de sobrecarga motivada pela distribuição desigual das tarefas e das responsabilidades, além da sensação de falta de apoio emocional disponível para eles.


MSC.  Nairete Correia
Psicóloga esp. em  Neuropsicologia
CRP 19/453 SE


Por NAIRETE CORREIRA / NEUROPSICÓLOGA - CRP 19/453 27 de maio de 2024
ATIVIDADE FÍSICA AUXILIANDO NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS.
Por NAIRETE CORREIA - PSICÓLOGA ESP. EM NEUROPSICOLOGIA - CRP 19/453 20 de maio de 2024
Timidez e Retraimento na Infância – Pode ser autismo?
Por NAIRETE CORREIA - PSICOLOGA / ESP. EM NEUROPSICOLOGIA / CRP19/453 15 de maio de 2021
O cérebro humano tem o OXIGÊNIO como insumo básico para seu funcionamento. Por isso o funcionamento cerebral reage com muita sensibilidade à deficiência de oxigênio. Pesquisadores em neurobiologia da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians (LMU), Universidade em Munique (Alemanha) conseguiram, pela primeira vez, correlacionar diretamente quanto de oxigênio nosso cérebro precisa para a atividade das células nervosas. Segundo o estudo toda energia usada pelo cérebro é gerada principalmente por processos metabólicos aeróbicos que consomem quantidades consideráveis de oxigênio, e as concentrações desse gás determinam e influenciam a função das células nervosas e gliais. A COVID-19 que tem como um dos principais sintomas a falta de ar, tem deixado graves sequelas cognitivas nas pessoas recuperadas. Desde uma simples confusão mental, dificuldade de atenção e de concentração a perda de memória, problemas de compreensão, entendimento e mudanças de comportamento, problemas emocionais (variação de humor), e diminuição da capacidade visuoperceptiva (capacidade de juntar/manipular estímulos físicos, ou de realizar certos movimentos organizados ou adaptá-los para determinado fim). Pesquisadores brasileiros do INCOR afirmam que 80 % dos recuperados da COVID-19 apresentam sequelas neuro cognitivas, mesmo os que apresentaram sintomas leves e aqueles que ficaram assintomáticos. Pacientes recuperados da COVID-19, ao sentirem qualquer sinal de perda cognitiva ou dificuldade como as acima descritas, devem procurar ajuda de um profissional médico ou neuropsicólogo, para que possa realizar uma investigação criteriosa dos sintomas. Nairete Correia Psicóloga - CRP 19/453 Esp. em Neuropsicologia #CuidarNeuropsi #SequelasCovid #Neuropsicologa #NairetePsi #PerdasCognitivas #Memória #oxigênio
Share by: